Ementas
Bases Filosóficas e Teóricas de Enfermagem: Diferentes correntes teóricas e filosóficas do pensamento em saúde e enfermagem. A evolução do conhecimento em saúde e em enfermagem. Referenciais teóricos no contexto atual do cuidado em saúde e enfermagem. Inserção das teorias da enfermagem na pesquisa e prática em saúde e Enfermagem.
Metodologia da Pesquisa Científica: Introdução ao método científico. Tipos de pesquisa. O projeto de pesquisa. Ética em pesquisa. Normas para apresentação de relatório de pesquisa. Relatório de pesquisa. Financiamento em pesquisa. Tecnologia e pesquisa.
Práticas Pedagógicas: Estudo dos aspectos históricos e conceituais da educação, com foco no processo de ensino e aprendizagem, que envolve desde a concepção de processo educativo, as principais teorias embasadoras da ação docente e o ensino na formação de profissionais de saúde. Metodologias ativas de Ensino Aprendizagem. Gestão pedagógica para o alcance de resultados no processo ensino aprendizagem. Avaliação como processo de formação e práticas avaliativas no ensino em saúde. Preparo do estudante para realização do Estágio Obrigatório Docente.
Seminário de Pesquisa I: Disciplina com foco nos projetos de pesquisa em execução no curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem. Revisão da Introdução, definição do objeto de estudo/questão norteadora, objetivos, método, cronograma e orçamento. As referências bibliográficas para embasamento do projeto de pesquisa. Apresentação e defesa do projeto de pesquisa perante banca examinadora para posterior submissão e envio à Plataforma Brasil para apreciação ética e questões relacionadas ao exame de qualificação.
Seminário de Pesquisa II: Fundamentos teórico-metodológicos dos projetos de dissertação vinculados às Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-graduação.
Seminário de Integração: Atividade disciplinar obrigatória para alunos do curso de Mestrado em Enfermagem como componente de integração entre o ingressante do curso e as atividades de pós-graduação em nível Stricto Sensu. Documentos nacionais e institucionais normativos e regulamentares da pós-graduação, níveis de formação em Enfermagem. Plataformas e domínios de interesse de estudantes de pós-graduação, Currículo Lattes, Redes sociais de pesquisa, cadastros identificadores de pesquisadores, ética em pesquisa. Publicação científica qualificada.
Bioética na Pesquisa em Enfermagem e Saúde: Estudo das inter-relações existentes entre a Ética, a Moral e o Direito. Caracterização da Bioética na prática do cuidado de enfermagem. Comparação entre os diferentes modelos utilizados na Bioética. Ética e bioética inseridos na pesquisa em enfermagem e saúde.
Bioestatística Básica: A presente disciplina visa desenvolver a identificação e compreensão dos conceitos básicos da estatística, com a finalidade de se orientar a interpretação de resultados estatísticos contidos em artigos científicos, fundamentar a análise de dados a partir de estatística descritiva e introduzir conhecimentos sobre a inferência estatística. Aborda-se a relação da estatística com a saúde, características das variáveis, estatística descritiva, medidas descritivas (tendência central e de variabilidade), uso de recursos gráficos, tabelas de contingência, análise de correlação linear simples, testes de hipóteses, intervalo de confiança, comparação de conjuntos de dados e princípios de amostragem em saúde. Ademais, intenciona-se com esta disciplina focalizar a aplicação do referido conhecimento em pesquisas científicas nas áreas de saúde e enfermagem por parte de profissionais e pesquisadores, a fim de que se possa conferir o adequado tratamento aos dados coletados e qualificar a análise e elaboração de resultados.
Bioestatística Avançada: Esta disciplina visa aprofundar o conhecimento sobre os métodos estatísticos para análise de dados em saúde e enfermagem, de modo a conferir maior autonomia por parte dos alunos para que possam analisar os dados dos próprios estudos, identificar possibilidades de análise, interpretar e analisar estudos científicos que aplicaram os referidos métodos. Serão abordadas as características de algumas distribuições de probabilidade, métodos de análise multivariada e Curvas ROC.
Epidemiologia Aplicada à Pesquisa: A pesquisa epidemiológica em saúde. Epidemiologia descritiva e analítica, distribuição das doenças e problemas de saúde conforme características das pessoas, do espaço, do tempo e das doenças/agravos à saúde humana. Principais desenhos de pesquisas epidemiológicas aplicados à pesquisa em saúde, medidas de associação e de impacto potencial. Os vieses nos desenhos mais utilizados.
Pesquisa Qualitativa em Enfermagem e Saúde: Premissas básicas da pesquisa qualitativa. Delimitação do objeto de estudo em pesquisas qualitativas e de referenciais metodológicos. Principais técnicas de coleta e análise de dados utilizadas na pesquisa qualitativa em saúde e Enfermagem: características básicas e suas aplicações. Organização e apresentação dos resultados. Processo de divulgação dos resultados de pesquisa qualitativa em saúde e Enfermagem.
Pesquisa Quantitativa em Enfermagem e Saúde: Projetos de investigação quantitativa: bases, tendências e perspectivas metodológicas. Aprofundamento teórico metodológico dos desenhos de pesquisa quantitativa. Estratégias de coleta de dados. Métodos paramétricos e não paramétricos de análise de dados.
Vigilância em Saúde: Bases teórico-conceituais da vigilância da saúde para a análise da situação de saúde das populações no seu território e das intervenções no enfrentamento dos problemas específicos de saúde – promoção da saúde, prevenção de riscos e agravos, reorganização da assistência ambulatorial e hospitalar; integralidade das práticas e integração de serviços e das vigilâncias.
Tecnologias em Saúde e Enfermagem: Tecnologias para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e cuidado em saúde e enfermagem. Aplicação, adaptação, desenvolvimento e avaliação de metodologias, procedimentos e instrumentos para o cuidado em saúde e enfermagem.
Gestão do Cuidado em Enfermagem: Concepções teóricas e tecnológicas da gestão do cuidado em saúde e Enfermagem. Sistemas organizacionais e modelos tecnoassistenciais de cuidado em enfermagem e saúde. Organização e gestão do trabalho em enfermagem. Tendências tecnológicas, inovadoras e modelos de gestão do cuidado em enfermagem.
Estudos de Revisão de Literatura: Modalidades de estudos de revisão de literatura e suas aplicações em saúde e no ensino de pós-graduação Stricto Sensu. Fundamentos teóricos para realização de estudos de Revisão narrativa, Revisão sistemática, Revisão Integrativa e Scoping review. Elaboração do protocolo de revisão de literatura. A prática baseada em evidências consolidadas como subsídio para tomada das decisões. Métodos sistematizados relacionados à evidência de pesquisa válida e relevante. Classificação do nível de evidência, grau de recomendação dos estudos, validação e análise das informações científicas. Aplicação prática do protocolo de revisão de literatura. Estratégias de busca nas diversas bases de dados por meio do Portal de Periódicos CAPES. Extração por pares de estudos para revisão de literatura. Análise e classificação do nível de evidência e graus de recomendação dos estudos extraídos. Sumarização e análise dos estudos recuperados. Redação do artigo científico com base no objeto de estudo de dissertação/Tese.
Fundamentos Metodológicos e Teórico-filosóficos para Intervenção e Cuidado às Famílias: Evolução histórica da Enfermagem Familiar. Pressupostos teórico-filosóficos que fundamentam o cuidado a família. Família na perspectiva sistêmica. Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção Familiar. Enfoca o cuidado a família na experiência da doença de hospitalização. Unidade Familiar: objeto de estudo e intervenção em Enfermagem. Temas emergentes na Enfermagem Familiar.
Redação e Publicação de Artigo Científico: Ciência e pesquisa científica. Ética na pesquisa científica. Linguagem, estilo, estrutura e organização de um artigo científico. Seções do artigo científico. Preparação, submissão e resubmissão de manuscritos
Políticas Públicas de Saúde: O SUS e as políticas públicas de saúde, histórico da reforma sanitária e do SUS, as políticas públicas de saúde atuais, mecanismos de referência e contrarreferência, planejamento, orçamento, regionalização, interdisciplinaridade, intersetorialidade, acolhimento, políticas de saúde em alta complexidade, regulação e vigilância em saúde.
Estágio de Docência I: Disciplina obrigatória para o Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem, o estágio docente em nível superior objetiva proporcionar ao pós- graduando a articulação entre teoria e prática por meio da aproximação com a realidade acadêmica. Proporciona ao pós-graduando maior experiência na área de ensino, tornando-o mais capacitado para atuar como docente. Deste modo, o aluno deverá realizar o Plano de Trabalho do Estágio Docente sob a supervisão do orientador e ao final apresentar o Relatório do Estágio Docente, por meio de uma reflexão, discussão e análise das situações vivenciadas durante o processo ensino-aprendizagem fundamentadas teoricamente.
Estágio de Docência II: Disciplina optativa para o Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem, objetiva aprofundar as atividades realizadas na disciplina de Estágio em Docência I, que constitui uma atividade obrigatória. Desenvolvimento de atividades de planejamento, execução e avaliação do processo ensino-aprendizagem em nível de formação superior na área da saúde, com destaque para a área de Enfermagem.
Estágio de Docência III: Disciplina optativa para o Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem, objetiva aprofundar as atividades realizadas na disciplina de Estágio em Docência II, que constitui uma atividade obrigatória. Desenvolvimento de atividades de planejamento, execução e avaliação do processo ensino-aprendizagem em nível de formação superior na área da saúde, com destaque para a área de Enfermagem.
Exame de Qualificação: Componente obrigatório para cumprimento dos requisitos para conclusão do Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem, o Exame de Qualificação tratará de apresentação de relatório parcial a ser defendido perante banca examinadora, com dados parciais da pesquisa em andamento ou por defesa/apresentação do projeto de pesquisa em tempo hábil para execução das demais atividades para conclusão da pesquisa proposta. Tem como pré-requisitos o cumprimento total de créditos em disciplinas e a comprovação de aprovação no Exame de Suficiência/Proficiência em língua estrangeira (Inglês) para agendamento. Item obrigatório a ser obtido aprovação para agendamento de defesa de dissertação.
Defesa de Dissertação: O exame de defesa de dissertação consiste em um momento acadêmico obrigatório de relevância para o pós-graduando e trata do seu relatório
final de pesquisa que deverá ser apresentado em sessão pública, no formato de texto dissertativo ou nos moldes da neografia, no formato do texto clássico dissertativo incorporado resultados no formato de artigos científicos inéditos a serem publicados. Sua defesa será perante banca examinadora composta por no mínimo três doutores, dentre eles o orientador do trabalho e um membro externo a instituição do curso, preferencialmente membro de Programas de Pós-graduação com destaque acadêmico e referência na área de estudo.
Tópicos Especiais: As disciplinas de tópicos especiais não possuem ementários prédefinidos, pois visam proporcionar oportunidade de aprofundamento de estudos ligados a temas que correspondam às disciplinas (obrigatórias e optativas), às linhas de pesquisa e aos projetos de pesquisa dos corpos docente e discente do curso. São oferecidas sem regularidade, de acordo com a demanda de tais disciplinas por turmas de formação e estudos em desenvolvimento.
Atividade Complementar: As atividades complementares consistem práticas acadêmicas apresentadas em diferentes formatos, objetivando principalmente complementar o currículo pedagógico vigente e ampliar os horizontes do conhecimento. Devem ser compreendidas como uma oportunidade de acesso ao conhecimento, ideias, problemas e metodologias, que possam ser agregadas à formação específica proporcionando os melhores resultados ao relatório final de dissertação a ser defendida. Deverá atender os critérios e especificidades estabelecidos no Regulamento do Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem do Instituto Integrado de Saúde (PPGEnf/INISA).