Linhas de pesquisa
De acordo com a CAPES, uma linha de pesquisa é definida como “um domínio ou núcleo temático da atividade de pesquisa de um Programa de Pós-Graduação, que indica o desenvolvimento sistemático de trabalhos com objetos ou metodologias comuns” (BRASIL, 2008).
Portanto, as linhas de pesquisa de um Programa de pós-Graduação (PPG) expressam a especificidade de produção de conhecimento dentro de uma área de concentração e são sustentadas pelos seus docentes pesquisadores.
A área de concentração em Enfermagem do PPGEnf é sustentada por duas linhas de pesquisa, a saber:
Linha 1: O cuidado em Saúde e Enfermagem.
Linha 2: Políticas e Práticas em Saúde, Educação e Enfermagem.
O cuidado em Saúde e Enfermagem: a linha 1 versa sobre estudos na área de saúde e Enfermagem no cuidado a indivíduos e grupos de pessoas nas situações de saúde-doença e vulnerabilidade nos diversos cenários da atenção, sob a perspectiva da integralidade da saúde.
Políticas e Práticas em Saúde, Educação e Enfermagem: A linha 2 compreende estudos sobre políticas, gestão e gerência dos serviços de saúde e de Enfermagem, bem como estudos referentes à educação e ao ensino de Enfermagem.
Para que as linhas de pesquisa cumpram seu papel de alimentar a área de concentração, todas as pesquisas serão realizadas por meio de projetos que devem articular os princípios definidores de cada linha e que permitam manter essa articulação com foco único, para que o conhecimento produzido consiga caracterizar os objetivos estabelecidos para o PPGEnf.
Os projetos de pesquisa são entendidos como atividades de pesquisa, desenvolvimento ou extensão realizadas sobre um tema ou objeto específico, com objetivos, método e duração definidos, desenvolvidas por um pesquisador ou conjuntamente por uma equipe de pesquisadores (BRASIL, 2008), operacionalizados pelos grupos de pesquisa do INISA cadastrados junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que articulam a participação e formação de estudantes do ensino médio, de graduação, de pós-graduação, de técnicos e da comunidade em geral.
As linhas de pesquisa, portanto, aglutinam os docentes e os projetos de pesquisa que culminarão nos relatório finais de pesquisa dos mestrandos para o fortalecimento da área de concentração, em busca do impacto gerado pelo conhecimento produzido, de acordo com a base conceitual adotada pelo PPGEnf.