Docentes
LINHA DE PESQUISA 1 – O CUIDADO EM SAÚDE E ENFERMAGEM
> PROFA. DRA. BIANCA CRISTINA CICCONE GIACON
Professora Permanente
E-mail institucional: bianca.giacon@ufms.br
http://lattes.cnpq.br/3217333020772503
https://orcid.org/0000-0002-8433-6008
ESTUDOS SOBRE SOFRIMENTO E ADOECIMENTO MENTAL NOS DIFERENTES CONTEXTOS EM SAÚDE: Investigações científicas vinculadas a linha de pesquisa O cuidado em saúde e Enfermagem do Programa de Pós-graduação em Enfermagem do Instituto Integrado de Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e aos grupos de pesquisa “Núcleo de Estudo e Pesquisa em Psiquiatria e Saúde Mental (NEPPSM-UFMS)” e “Laboratório de Estudos e Pesquisa em Intervenção Familiar (LEPIF-UFMS)”. Execução de investigações baseadas em referenciais qualitativos, quantitativos e métodos mistos, desenvolvidas nos âmbitos da assistência à saúde (primária, secundária e terciária), comunidade, ambientes de trabalho, escolas e universidades, com envolvimento de indivíduos nos diferentes ciclos de vida, família, profissionais de saúde e educação e grupos sociais. Contempla estudos sobre o processo de saúde-doença, adoecimento mental e sofrimento psíquico do indivíduo e da família e as variáveis relacionadas; intervenção familiar em famílias de indivíduos com transtornos mentais ou em sofrimento psíquico; políticas e práticas em saúde, educação e enfermagem; translação do conhecimento; desenvolvimento e validação de instrumentos e tecnologias relacionadas às práticas e educação em saúde.
—
> PROFA. DRA. ELEN FERRAZ TESTON
Professora Permanente
E-mail institucional: elen.ferraz@ufms.br
http://lattes.cnpq.br/5176816063515705
https://orcid.org/0000-0001-6835-0574
ASSISTÊNCIA AOS INDIVÍDUOS/FAMÍLIAS COM CONDIÇÕES CRÔNICAS NOS DIFERENTES CICLOS DE VIDA: Estudos relacionados a linha de pesquisa O cuidado em saúde e Enfermagem do Programa de Pós-graduação em Enfermagem do Instituto Integrado de Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, operacionalizados pelos grupos de pesquisa Núcleo de Estudo, Pesquisa e Assistência em Enfermagem e Saúde Coletiva (NEPAESC-UFMS) e pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa, Assistência e Apoio à Família (NEPAAF-UEM). Desenvolvem estudos que abordam as condições de vida e saúde de indivíduos/famílias, a mudança de comportamento e ações de estímulo ao autocuidado de pessoas com doenças crônicas (Diabetes, HIpertensão Arterial, Obesidade, HIV/Aids) Na Atenção Primária à Saúde.
—
> PROFA. DRA. MARIA ANGÉLICA MARCHETI
Professora Permanente
E-mail institucional: angelica.marcheti@ufms.br
http://lattes.cnpq.br/9668212777324550
https://orcid.org/0000-0002-1195-5465
ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: Estes campos são investigados, de forma sistematizada, dentro da linha de pesquisa “O Cuidado em Saúde e Enfermagem” do Programa de Pós-graduação em Enfermagem do Instituto Integrado de Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os estudos são realizados em associação com o grupo de pesquisa “Laboratório de Estudos e Pesquisa em Intervenção Familiar (LEPIF-UFMS)” e incluem abordagens qualitativas, quantitativas e métodos mistos, focando na assistência à saúde e nas intervenções de enfermagem com famílias. As pesquisas abordam temas como cuidar de família na experiência de doença da criança e desospitalização. Dedica-se a pesquisas na área da Enfermagem Pediátrica; Saúde da Criança e do Adolescente; Enfermagem Familiar; Doenças crônicas na infância e adolescência; Transição de cuidados. Também investigam o seguimento, o cuidado e a intervenção com famílias durante a experiência de vida e condições crônicas de saúde do recém-nascido, crianças e adolescentes. Além disso, os estudos envolvem a produção de cuidados e a validação de protocolos. Outro foco é a análise de migração, saúde global e seu impacto na saúde de crianças, adolescentes e suas famílias.
—
> PROFA. DRA. SORAIA GERALDO ROZZA LOPES
Professora Permanente
E-mail institucional: soraia.rozza@ufms.br
http://lattes.cnpq.br/0279493824274968
https://orcid.org/0000-0002-8938-2169
ESTUDOS MISTOS RELACIONADOS A DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS (DCNT): Estudos estruturados e ancorados na linha de Pesquisa o Cuidado em Saúde e Enfermagem do Programa de Pós-graduação em Enfermagem do Instituto Integrado em Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Envolvem estudos que buscam a experiência e significado das pessoas com doença renal crônica em tratamento hemodialítico e transplante renal, além dos aspectos quantitativos relacionados a qualidade de vida, estresse, depressão e resiliência destas pessoas. Estudos relacionados a pessoas DCNT, em busca de avaliação do serviço, da qualidade da assistência de enfermagem e da construção das narrativas das pessoas frente a condição crônica.
—
> PROFA. DRA. VERUSCA SOARES DE SOUZA
Professora Permanente
E-mail institucional: verusca.souza@ufms.br
http://lattes.cnpq.br/3343419212394631
https://orcid.org/0000-0003-3305-6812
GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO PACIENTE: Estudos articulados à linha de pesquisa O Cuidado em Saúde e Enfermagem. No gerenciamento em enfermagem, foca em pesquisas sobre o ensino e a prática da gestão do cuidado, organização de recursos para a assistência em saúde e educação permanente no âmbito da Rede de Atenção à Saúde. Na segurança, inserem-se estudos sobre cultura de segurança, notificação de incidentes, indicadores e qualidade do cuidado dos serviços de saúde.
—
> PROFA. DRA. TATIANA CARVALHO REIS MARTINS
Professora Permanente
E-mail institucional: tatiana.reis@ufms.br
http://lattes.cnpq.br/5087084042752459
https://orcid.org/0000-0001-9436-8970
ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS RELACIONADOS ÀS CONDIÇÕES CRÔNICAS E ESTUDOS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Investigações científicas vinculadas a linha de pesquisa O cuidado em Saúde e Enfermagem do Programa de Pós-graduação em Enfermagem do Instituto Integrado de Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e ao Núcleo de Estudo, Pesquisa e Assistência em Enfermagem e Saúde Coletiva (NEPAESC). As pesquisas envolvem estudos epidemiológicos com abordagem quantitativa, voltadas às pessoas com condições crônicas no âmbito da atenção primária à saúde para o conhecimento dos fatores de risco e proteção; e aos estudos de validação de instrumentos e tecnologias relacionadas às práticas e educação em saúde.
LINHA DE PESQUISA 2 – POLÍTICAS E PRÁTICAS EM SAÚDE, EDUCAÇÃO E ENFERMAGEM
> PROF. DR. ADRIANO MENIS FERREIRA
Professor Permanente
E-mail institucional: adriano.ferreira@ufms.br
http://lattes.cnpq.br/9642170499819995
https://orcid.org/0000-0002-4054-768X
PREVENÇÃO E CONTROLE DAS INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAUDE (IRAS) E SUAS INTERFACES COM A SEGURANÇA DO PACIENTE: Investigações científicas sistematizadas incorporadas na linha de pesquisa de Pesquisa de Políticas e Práticas em Saúde, Educação e Enfermagem do Programa de Pós-graduação em Enfermagem do Instituto Integrado em Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, operacionalizadas pelo Núcleo de Estudo, Ensino e Pesquisa no Cuidar em Saúde (NEEPCS-UFMS). Envolvem estudos com abordagem quantitativa, tópicos avançados relacionados às IRAS com vistas a analisar e refletir criticamente o cuidado em saúde e a assistência nos estabelecimentos de assistência à saúde e consequentemente desencadear a compreensão da relevância das medidas de vigilância, prevenção e controle dessas infecções relacionadas às práticas, conhecimento e educação em saúde. Abordagem dos avanços, desafios, tendências e controvérsias em procedimentos básicos do ponto de vista do risco biológico, cumprimento das medidas protetivas por profissionais da assistência à saúde (PAS), adesão às medidas de prevenção, controle e precaução pelos PAS e sua relação com aspectos do conhecimento e comportamento humano.
—
> PROFA. DRA. ANDREIA INSABRALDE DE QUEIROZ CARDOSO
Professora Permanente
E-mail institucional: andreia.cardoso@ufms.br
http://lattes.cnpq.br/9390172593550736
https://orcid.org/0000-0002-9431-7484
—
> PROFA. DRA. CAROLINA MARIANO POMPEO
Professora Permanente
E-mail institucional: carolina.pompeo@ufms.br
http://lattes.cnpq.br/7178231347237135
https://orcid.org/0000-0003-4454-0140
ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS RELACIONADOS À ENFERMAGEM CLÍNICA E AS DOENÇAS AGUDAS E CRÔNICAS DO PACIENTE ADULTO: Estudos vinculados à linha de pesquisa Políticas e práticas em saúde, educação e enfermagem e ao grupo de pesquisa “Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Clínica (GEPEC)”. As pesquisas desenvolvidas relacionam-se à temática: enfermagem clínica na atenção à saúde do adulto no âmbito primário, secundário e terciário do atendimento à saúde, em especial na urgência, emergência e terapia intensiva; com ênfase nas doenças cardiovasculares. Contemplam abordagens epidemiológicas, com métodos quantitativos relacionados à assistência de enfermagem; fisiopatologia; aspectos clínicos; de morbimortalidade; prevenção e tratamento das doenças, com objetivo de estudar fenômenos, intervenções e resultados no cuidado ao paciente na perspectiva da promoção e reabilitação da saúde.
—
> PROF. DR. GUILHERME OLIVEIRA DE ARRUDA
Professor Permanente
E-mail institucional: guilherme.arruda@ufms.br
http://lattes.cnpq.br/5995878731959546
https://orcid.org/0000-0003-1690-4808
ESTUDOS SOBRE SAÚDE MENTAL, CONDIÇÕES CRÔNICAS E SAÚDE DOS HOMENS: Em saúde mental inclui, principalmente, estudos epidemiológicos para estimativa de prevalências e identificação de fatores associados à saúde e ao adoecimento mental, bem como, avaliação/implementação de intervenções sobre promoção da saúde mental e atenção a transtornos mentais relacionados ou não ao uso de substâncias psicoativas. No âmbito das condições crônicas, pesquisas relacionadas à identificação, análise e intervenção sobre condições crônicas (saúde e doença) em distintos pontos da Rede de Atenção à Saúde. Quanto à saúde dos homens, inserem-se investigações acerca dos perfis de morbimortalidade masculina, dos eixos que estruturam a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e da atuação do enfermeiro e da equipe de saúde nas intervenções em saúde pública direcionadas aos homens.
—
> PROF. DR. MARCOS ANTONIO FERREIRA JÚNIOR
Professor Permanente
E-mail institucional: marcos_junior@ufms.br
http://lattes.cnpq.br/0912795990605736
https://orcid.org/0000-0002-9123-232X
ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS RELACIONADOS A PROCEDIMENTOS DE TRANSPLANTES: Investigações científicas sistematizadas ancoradas na linha de Pesquisa de Políticas e Práticas em Saúde, Educação e Enfermagem do Programa de Pós-graduação em Enfermagem do Instituto Integrado em Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, operacionalizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Clínica – GEPEC-UFMS. Envolvem estudos sobre o processo de captação de potenciais doadores e doadores efetivos de órgãos, tecidos e células; os Sistemas Nacional e Estadual de Transplantes; bem como dos aspectos clínicos e epidemiológicos de pacientes e procedimentos para efetivação dos diversos tipos de transplantes. Abordagem de análises de cobertura espacial com avaliação do acesso e acompanhamento pelos serviços e respectivos desfechos de interesse em investigação, além de promoção de estudos de avaliação econômica dos procedimentos de transplantes.
—
> PROF. DR. OLECI PEREIRA FROTA
Professor Permanente
E-mail institucional: oleci.frota@ufms.br
http://lattes.cnpq.br/7615405125535218
http://orcid.org/0000-0003-3586-1313
SEGURANÇA DO PACIENTE NA PREVENÇÃO, VIGILÂNCIA E CONTROLE DE INFECÇÕES, LESÕES DE PELE E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: Estudos vinculados ao Grupo de Estudos e pesquisas em Enfermagem Clínica (GEPEC-UFMS) e à linha de pesquisa de Políticas e Práticas em Saúde, Educação e Enfermagem do Programa de Pós-graduação em Enfermagem – INISA/UFMS. Desenvolvimento de estudos epidemiológicos e clínicos sobre segurança do paciente, sobretudo nas temáticas “prevenção, vigilância e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS)”, “lesões de pele” e “administração de medicamentos”. Investigações sobre segurança microbiológica de superfícies clínicas, colheita e processamento microbiológico de espécimes, gerenciamento da sepse, lesões de pele associadas à umidade e dispositivos médicos, lesão por pressão e segurança na administração de medicamentos.
—
> PROF. DR. RODRIGO GUIMARÃES DOS SANTOS ALMEIDA
Professor Permanente
E-mail institucional: rodrigo.s.almeida@ufms.br
http://lattes.cnpq.br/2792250086773994
https://orcid.org/0000-0002-4984-3928
FORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE E CUIDADOS EM CONDIÇÕES CRÔNICAS DE SAÚDE: Desenvolve estudos na linha de pesquisa de Políticas e Práticas em Saúde, Educação e Enfermagem, do Programa de Pós-graduação em Enfermagem do Instituto Integrado em Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Suas pesquisas abrangem o processo de ensino-aprendizagem na área da saúde, com ênfase nos princípios da interprofissionalidade. Além disso, investiga políticas e práticas de saúde voltadas para o cuidado de condições crônicas de saúde, levando em consideração a rápida transição demográfica e a peculiar transição epidemiológica.
_
> PROFA. DRA. ROSILENE ROCHA PALASSON
Professora Colaboradora
E-mail institucional: palasson.rosilene@ufms.br
http://lattes.cnpq.br/7514688640935332
https://orcid.org/0000-0003-1474-7503
GESTÃO DA QUALIDADE DO CUIDADO DE ENFERMAGEM E DE SAÚDE. Investigações científicas relacionadas à linha de pesquisa de Políticas e Práticas em Saúde, Educação e Enfermagem do Programa de Pós-graduação em Enfermagem do Instituto Integrado de Saúde da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Líder do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Assistência em Enfermagem e Saúde Coletiva (NEPAESC). As pesquisas desenvolvidas relacionam-se a avaliação da qualidade e proposição de tecnologias para a gestão do cuidado de enfermagem e de saúde às pessoas com condições crônicas.