Sobre o PPGEnf

O Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf) do Instituto Integrado de Saúde (INISA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) apresenta a segunda edição revisada e reformulada de seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem.

Após sua criação em 2012, trata da primeira revisão após oito anos de formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho e para a promoção da pesquisa e avanço do conhecimento de Enfermagem em prol da população sul-mato-grossense e brasileira.

Tal revisão se fez necessária em razão do avanço científico e tecnológico, além do próprio processo natural de aprimoramento das suas atividades de formação, ao considerar sua história e seus valores apresentados nesse documento norteador da proposta pedagógica. Vale destacar também a alteração dos recursos humanos envolvidos no grupo de docentes, principalmente como consequência de um processo de aposentadorias e contratação de novos professores, com renovação daqueles envolvidos na formação em nível de pós-graduação.

Durante esse processo coletivo, que envolveu docentes, discentes e técnico administrativos atuantes na execução do Curso de Mestrado em Enfermagem, foram consideradas as legislações nacionais vigentes que abordam o ensino superior e de pós-graduação e as exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de seus documentos orientadores, com destaque para os elaborados pela Coordenação da Área de Enfermagem junto àquela agência reguladora.

Foram também considerados os instrumentos legais e normativos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como seu Estatuto (Resolução COUN nº 35, de 13 de maio de 2011), seus diversos Regimentos, em especial o Regimento Geral da UFMS (Resolução COUN nº 78, de 22 de setembro de 2011), seus regulamentos e destacadamente a Resolução COPP no. 165/2019, de 03 de setembro de 2019, que aprova as normas para Pós-graduação Stricto Sensu da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Adicionalmente, a revisão atual do PPC responde as constantes transformações no processo produtivo da ciência da Enfermagem e da Saúde, quando em tempos de mudanças tão rápidas com avanços no método investigativo requer uma revisão praticamente constante em tempo real, a fim de promover respostas tão necessárias para problemas cada vez mais complexos que a Enfermagem tem enfrentado em sua força de trabalho e que a academia precisa buscar respostas e caminhos para o avanço e consolidação dessa ciência.